Objetivo

quarta-feira, 28 de maio de 2008

Algumas pessoas simplesmente não se importam


A frase é bastante conhecida: “Não importa o quanto você se importe, algumas pessoas simplesmente não se importam”. Faz parte do texto “Um dia a gente aprende”, de William Shakespeare e eu confesso que, desde que li este texto pela primeira vez, penso muito nele e concordo com cada vírgula que está li. Eu poderia escrever sobre qualquer frase desse lindo texto, que vale muito a pena ser lido, mas escolhi esta em especial porque, na minha opinião, é a frase mais forte e mais certa contida nele, e explica muitas coisas que sentimos em relação a outras pessoas.
Algumas vezes, convivemos com pessoas que, por mais que façamos por elas, estas são incapazes de valorizar as nossas atitudes, e acabam até machucando o nosso coração. Neste momento, nos sentimos completamente perdidos e ficamos fazendo aquela insistente pergunta: “aonde foi que eu errei?”. Muitas pessoas (eu, por exemplo) têm o terrível hábito de acreditar que são culpadas por todas as coisas ruins que acontecem em suas vidas e ao seu redor, sem perceber que nem sempre quando somos feridos por alguém significa que fomos nós que fizemos algo que a levasse a isso. Na maioria dos casos, é a própria pessoa, por livre e espontânea vontade, que decide agir de tal maneira, simplesmente porque ela não se importa nem um pouco com você, por mais que você se importe com ela e queira sempre o melhor. Mas isso também não significa que esta pessoa não te ama. Pode significar apenas que ela não tem maturidade o suficiente para reconhecer os atos de amor e entrega que são dedicados a ela.
É uma dura e fria realidade. É claro que não fazemos as coisas pensando em retorno, mas esperamos pelo menos um mínimo de consideração por parte do outro. Mas essa consideração muitas vezes não vem. Algumas pessoas simplesmente são incapazes de enxergar e dar valor às atitudes das pessoas que as amam e, como se isso não bastasse, ainda ferem de morte as pessoas que elas mesmas mais amam, mas talvez ainda não tenham se dado conta disso.
Cada pessoa tem a sua própria maneira de amar, e não podemos dizer qual é a maneira certa e qual é a errada, afinal, não existe certo e errado em um mundo com tantas pessoas diferentes, de gênios tão diversos e que carregam dentro de si os mais variados medos e traumas, que influenciam diretamente na maneira de ser, pensar e agir, por isso não se importar não significa não amar, não querer perto, desprezar. Muitas vezes, só damos valor às coisas quando já é tarde demais, quando o tempo já passou, quando a pessoa amada já partiu ou quando a situação já está crítica demais para ser solucionada. Isso é uma atitude normal do ser humano, alguns fazem com mais freqüência, outros com menos, mas todos nós, pelo menos uma vez na vida, já agimos dessa maneira. As experiências de vida nos fazem perceber, cada dia um pouco mais, que devemos aprender a agradecer e a expressar os nossos sentimentos às pessoas que nos cercam, pois um dia elas não estarão mais lá e nós simplesmente perderemos o que pode ter sido a última chance de dizer um “eu te amo”.
É muito difícil dar o melhor de si e não esperar nada em troca, afinal, acreditamos que o nosso melhor merece um reconhecimento, pois só nós sabemos o esforço necessário para dar esse melhor, mas, infelizmente, e isso é um fato que não há como mudado, encontraremos por nosso caminho pessoas que amaremos muito, que moveremos céus e terras por elas e estas simplesmente agirão como se nada estivesse acontecendo, como se não estivessem vendo nenhum dos nossos esforços. Algumas destas pessoas acordarão para a vida em tempo hábil, darão valor às suas atitudes e, provavelmente, caminharão ao seu lado por muito tempo; outras continuarão cegas diante da realidade, e só se darão conta de tudo o que você fez e significou para elas quando você já tiver partido, quando já for tarde demais para te reencontrar. Não importa qual tipo de pessoa você encontrará pelo seu caminho, o que importa mesmo, é que quando realizamos boas ações sempre somos lembrados e valorizados, independente do tempo que isso demore, mesmo que você nunca saiba e nem veja, a pessoa um dia vai se lembrar de você, vai sentir saudades e vai perceber o quanto você a amou. Tudo nessa vida é uma questão de tempo, pois é o tempo que nos traz as experiências e a maturidade. Às vezes somos adultos, mas agimos pior do que crianças mimadas, mas, acredite, só fazemos isso para nos defender dos nossos próprios fantasmas.
O mais importante de tudo é dar o nosso melhor sempre, e não importa se o outro não se importa, o que realmente importa é que você se importa, e tudo aquilo que se faz com amor e entrega verdadeiros, volta para nós como créditos de felicidade.

4 comentários:

>>>DiiiH disse...

huashuahsha...
paguei simm naaahh, varios, mas vo conta um aki:

O Estabelecimento ligou pra mim, pra reclama da sua maquininha, e eu falei assim: senhora, por gentileza pressiona a tecla 0 da sua maquininha e me informa o numero q aparece no visor !!!
e dai o estabelecimento respondeu: senhora??
eu falei: ehh, por gentileza com quem estou falando??
o estabelecimento falou: JOSÉ
eu colokei no mudo e começei a raxaaaa...haushuahushau....e pedi desculpas depois clarooo, mas nisso estava raxandoo durante uns 30 min...hhaushuahs...

depois te conto mais naaahhh!!!

Eh vdd, a gente nem conversa direito mais, mas pode dxa q semana q vem vo senta lah no fundao pra gente troka umas ideias, bele?? haushuahusa...

Bjaummm Naahhh!!!

Adoro-teee tbb muitaumm!!!

;D

Anônimo disse...

muito bom seu texto, bem escrito e é verdade mesmo algumas pessoas só querem receber ao invés de se doar mais. Ainda sim acredito que todo o esforço que fazemos para agradar pessoas não seja em vão parabéns e continue a escrever assim

ROBson disse...

Adorei seu texto, parabéns, me identifiquei muito com vc, mesmos sentimentos e pontos de vista.
Fica com Deus

Anônimo disse...

Me identifiquei 100% com o texto. Sou uma pessoa muito sincera e espontânea, sempre sou clara em expressar meus sentimentos. Gosto de muita gente e tento agradar-las ao maximo. Infelizmente, tenho me decepcionado tanto que não sei nem mais o que sentir.
Acredito que a gente tem que ter um tempo pra nós, não estou falando de egoísmo, mas de cuidado. Sempre vou continuar a ser assim, pq não quero ser fria como as outras pessoas, mas vou me priorizar. Um dia seremos retribuídos, não pelos homens, mas por Deus.