Objetivo

sexta-feira, 16 de maio de 2008

Eu odeio telefones celulares

Sim, sim, eu sei que muitos vão me dizer que este aparelho foi uma das melhores invenções do mundo, que é um dos maiores exemplos do avanço tecnológico, que é prático, que facilita a nossa vida etc, etc e etc. E, eu até concordo com tudo isso, mas, mesmo assim, continuo odiando o celular. Aos que o amam, por favor, me perdoem!
Mas é que no meu caso, ele é um cruel criador de ilusões, um insuportável destruidor de sonhos e um maldoso criador da ansiedade, além disso, qualquer pessoa que consiga o seu número é capaz de te encontrar a qualquer hora do dia, em qualquer lugar que você estiver, inclusive na sua cama. É muito fácil dizer: simplesmente desligue o celular ou não atenda a pessoa indesejada. Eu sei que muita gente consegue fazer isso, mas e eu que não tenho coragem, como fico?
Quem nunca passou pela desagradável situação de ficar o dia inteiro grudado nesse aparelhinho maldito, aguardando uma ligação, mesmo que seja a cobrar, um torpedo, ou um simples toque anunciando que não tem crédito para ligar, mas que quer falar com você, daquela pessoa especial, que faz o seu coração bater mais forte, e esse ingrato não fazer nem um ruído sequer? É claro que a culpa não é do celular, e sim da pessoa, que se não fez nenhum tipo de contato é porque simplesmente não está afim de falar com você. Mas nós, na condição de brasileiros que não desistem nunca, culpamos sempre a operadora de celular ou o fabricante do aparelho: será que a porcaria da Claro não está recebendo mensagens? Motorola filha de uma p#$@ que só faz esses aparelhos que não prestam! Será que meu celular está sem sinal? E lá vai você levando seu celular até para o banheiro, buscando o local onde ele fique com todos os seus pontinhos de indicação de sinal acesos, mas mesmo assim, ele não toca. Você aumenta o volume, troca a musiquinha, troca o papel de parece, faz o escambal, e ele continua não tocando. Aí você manda mensagem para todos os seus amigos, na esperança de que nenhum deles responda e isso signifique que eles simplesmente não receberam a mensagem porque seu celular está com problemas, afinal, é muito mais fácil acreditarmos que o problema é com a operadora ou com o aparelho, do que admitir que a pessoa pela qual estamos esperando simplesmente não está nem um pouco preocupada em nos encontrar. Então, todos os seus amigos respondem às suas mensagens, e você finalmente compreende que, sim, seu celular está funcionando maravilhosamente bem. E você nunca desejou tanto que houvesse uma pane geral na operadora de celular...
E aí começa a ansiedade: a que horas será que ele vai ligar? Se o celular pisca, corremos para ele para ver se é a tão esperada ligação. Não é. De cinco em cinco minutos o tiramos da bolsa, ouvimos seu toque sem ele sequer ter feito qualquer ruído. E só quando a noite já está virando madrugada é que percebemos que ele não vai tocar. Então, é o fim dos nossos sonhos... aí começam as lamentações, os xingamentos, as crises de auto-estima, a sensação de abandono, a tristeza e a solidão. Começamos a nos sentir a pior pessoa do mundo e sentimos inveja daquelas pessoas que atendem ligações o dia inteiro e acabamos por perceber que mal recebemos ligações dos nossos próprios pais.
Ainda na esperança de que a operadora nos tenha traído, ligamos para o número do qual esperamos por uma ligação a semana inteira. Caixa postal. Esta é sinônimo de desespero total. Será que ele não quer me atender? Será que ele está vendo que eu estou ligando? Mil pensamentos passam pela nossa cabeça. Na quinta tentativa, a pessoa atende natural, como se nada estivesse acontecendo. Por que você não me ligou? Estava ocupado demais, estava cansado demais, estava distraído demais... e então aceitamos qualquer desculpa esfarrapada como uma justificativa plausível, para não termos que encarar a verdade: a pessoa está pouco se lixando para você. Se você não tivesse ligado, talvez vocês só se falariam na próxima encarnação.
E você fica feliz por alguns momentos, até que o ciclo volta a se repetir. O maldito destruidor de ilusões não toca e não te deixa em paz. Ele é mau, é cruel, não tem dó nenhuma dos seus sentimentos. Ele te faz esperar por uma pessoa que nunca vem, por uma palavra que nunca é dita, por um gesto que nunca é feito...
Como eu queria que a Claro estivesse com problemas hoje...

0 comentários: