Objetivo

terça-feira, 6 de julho de 2010

Como controlar os pensamentos?

Acho muito interessante esse fenômeno: somos perfeitamente capazes de controlar atitudes, de escolher o que vamos e podemos fazer, sem agir por impulso, mas não conseguimos controlar nossos próprios pensamentos. Como deixar de pensar em algo/alguém que você não quer pensar? Simplesmente não dá.
Já li milhares de livros que tratam do assunto "como controlar os pensamentos", inclusive um deles é do Paulo Coelho, no qual ele diz que para aprender a controlar os próprios pensamentos, é necessário deixar a mente viajar por onde ela quiser, pensar tudo o que ela quiser por alguns instantes, sem censurá-la ou julgá-la. Após esses instantes pensando o que quer, ela se aquieta, então você pode tomar o controle da situação. Já tentei várias destas técnicas que li, mas nenhuma delas funcionou. Talvez porque eu não esteja me empenhando o suficiente, ou talvez porque pensamentos realmente não são possíveis de controlar.
Será que o pensamento é como a fome: quando vem, por mais que tentemos não senti-lo, ele está ali presente, incomodando? Ou será que o pensamento é como as palavras, as quais posso escolher antes de falar?
Sinto-me confusa com relação ao assunto, porque eu não aprendi a controlar os meus pensamentos. Eles são insistentes e me atormentam o dia inteiro, porque me causam uma ansiedade que nem dá para descrever, e dessa ansiedade me surgem outros transtornos mais difíceis ainda de brecar: compulsão alimentar, compulsão por compras etc. Só não penso quando estou dormindo, salvo momentos em que o pensamento é tão intenso e tão constante que quando durmo muda de nome: passa a chamar-se sonho. Sim, eu costumo sonhar com a última coisa que pensei antes de dormir. Isso é completamente aterrorizante, porque é justamente naqueles instantes finais antes do sono, que os pensamentos mais profundos nos invadem. Questões que nos ferem ou nos intrigam costumam ser levantadas em nossas camas, antes dos olhos se fecharem para o descanso.
Costumo dizer que meus pensamentos são cíclicos: trabalham dia e noite, sem descanso. Aliás, geralmente eu até retomo pensamentos do dia anterior. Mas isso não ocorre porque eu queira ou busque esses pensamentos, muito pelo contrário: eu até peço para não tê-los. Mas eles são involuntários: quando eu me dou por mim, já estou pensando.
Gostaria muito mesmo de aprender a controlar a minha própria mente, acredito que com isso, pelos menos 60% da minha ansiedade desapareceria.
*****
Eu vou sobreviver, renascer, me reinventar, me reescrever. Eu vou vencer a luta contra a dor e o medo, eu vou fazer diferente, eu vou ousar, eu vou fazer as coisas que sempre quis fazer, mas jamais me julguei capaz.
A dor que não mata, fortalece. Cada dia de minha vida significa um novo aprendizado, e cada aprendizado significa um degrau escalado na escada da vida, e cada degrau alcançado representa mais força adquirida.
Eu não tenho mais medo de errar, porque só cresce quem aprende, e só aprende quem erra.
São os revezes da vida que nos fazem amadurecer, e não as alegrias. É por isso que devemos sempre enxergar a dor como uma ameaça que, se bem explorada, torna-se uma oportunidade de crescimento.
*****
"E o ser humano pode tolerar uma semana de sede, duas semanas de fome, muitos anos sem teto - mas não pode tolerar a solidão. É a pior de todas as torturas, de todos os sofrimentos."
(Paulo Coelho - Livro "Onze Minutos")
*****
Um beijo bem grande às minhas amigas, e desejo a todas vocês uma semana bem colorida, gostosa e feliz! Obrigada pelas visitas de sempre, vocês fazem meus dias mais felizes!

9 comentários:

Eydu disse...

eu também sou assim até consigo controlar os atos mas a mente e bem mais dificil
mas o tempo e as nossas ações ajudam a ir resolvendo as coisas
bjim e otima noite

kryka disse...

É amiga,ninguem manda nos pensamentos,nem nós mesmos...e a solidão,nessas horas fica mais dificil ainda.Só que Deus nos mostra todas as saídas,basta que tenhamos fé.Sua felicidade não demora a chegar amiga,busque por ela,acredite.Ela está bem perto de vc.Beijos.

Anônimo disse...

nem fala, se eu pudesse controlar os meus tbém teria menos ansiedade!!!!!
Amiga, não sei o q está acontecendo, alias hoje o blog t´muito doido pois todos os comentários q mando publicar vltam a aparecer na caixa de moderação, e depois qdo vou lá visualizar blog, diz que não tem comentários, isso pela manhã, agora eles apareceram... tá louqinho, mas olha eu mando publicá-los! Vc pode achar q eu tô recusando, mas não tô não ainda mais cometário seu que eu adoro! !!!!! A culpa não é minha é do blog, que tá muito esquisito...

Camila Santiago disse...

ahhh e estranho sabe... tipo ... a lia .. que segue meu blog...ela e super determinada .. nos estudos e no trabalho ...e da conta de metas..etc... mas no regime ..ela naum da conta.. igual a "Su" .... eu sou ao contrario ... me do conta da dieta ..controlando os pensamentos mas não pro trabalho e estudos... como pode ne... como somos falhos... por ke ...ahhh coisas de ser humanos...

Camila Santiago disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Camila Santiago disse...

esqueci ... obrigada ah vc por estar sempre comentando e me visitando ... sempre e bom ... bjoks... bom dia pra vc.

Dany disse...

oi!! obrigada pelo carinho!
bjos.

Anônimo disse...

Amiga a solidão não é fácil mesmo...mas o que todo ser humano devia acreditar é que nunca esta só...Deus esta sempre ao nosso lado!
BjO

Anônimo disse...

Amiga passando para te desejar um ótimo final de semana!
/(,")\\
./_\\. Beijossssssssss
_| |_................