Objetivo

terça-feira, 19 de outubro de 2010

As últimas palavras de um grande amor

Ontem, quando te olhei bem no fundo dos olhos, como há muito não fazia, senti um gelo percorrendo a minha espinha. Meu coração parou de bater por um instante, meus sentidos todos silenciaram ao mesmo tempo e foram finalmente tomados pela voz da razão.
Naquele exato momento, compreendi porque nunca mais havia te olhando tão de perto: para não reconhecer a verdade escrita em seus olhos e marcada no meu coração: eu já não te amo mais.
Eu não queria admitir isso nem a mim mesma, e neste momento sinto um vazio muito grande dentro do meu coração, mas este vazio nada tem haver com saudade ou solidão por sua partida: é puro medo da realidade. Confessar e aceitar que meu sentimento por você acabou, me obriga a encarar a minha própria vida, e ela é grande demais para mim, além de desconhecida. Nunca soube quem eu mesma sou, passei a vida inteira tentando encontrar uma pessoa para ser, uma vida para encaixar a minha vida e ali ficar, sem ter que me preocupar comigo, sem ter que me reconhecer, sem ter que me firmar e buscar minha própria identidade. Acontece que meus planos deram todos errados, e hoje estou aqui me desvendando, me descobrindo, me revivendo e, acredite: estou encantada comigo mesma! Tenho muito mais potencial do que poderia um dia imaginar, posso ser feliz sozinha, como jamais me acreditei capaz de ser, aprendi a respeitar o tempo e não deixar a dor me machucar a ponto de me derrubar.
O homem que eu amei sabia me fazer rir, transformava tudo em alegria com sua simples presença. O homem que eu amei fazia sentir-me bem em sua companhia, me trazia segurança com seu abraço, me alentava com seu corpo quente e presente. O homem que eu amei tinha um brilho nos olhos, sonhos e objetivos a realizar e não machucava as outras pessoas com palavras e atitudes hostis. O homem que eu amei era responsável sem ser chato, era engraçado sem ser palhaço, era sincero sem ser desagradável, era desorganizado sem ser relaxado, era distante sem ser frio. O homem que eu amei tinha um coração e trazia sentimentos dentro dele, que, embora ocultos, sabiam-se ali.
O homem que eu amei nada tem do homem que encarei ontem. A frieza do seu olhar e a incerteza de suas palavras congelaram a minha alma. A imagem ainda é um pouco parecida, mas as semelhanças param por aí. Sinceramente, não sei que é a pessoa que fitei ontem, e isso doeu no fundo da minha alma. Não é saudade e nem lamento, é só tristeza por notar que às vezes algumas coisas mudam para pior, involuem. É dor por pensar em tudo o que poderia ter sido e simplesmente não foi porque a sua escolha foi mudar de direção e, infelizmente, seguir o caminho errado. É mágoa por constatar que as coisas ruins conseguiram pesar mais na balança do que todas as coisas boas que vivemos, e as anularam. É vazio por saber que, sim, eu fiz a escolha errada mais uma vez nessa minha vida e passei cinco anos amargando suas consequências.
Tudo isso me fez perceber que estava alimentando e sofrendo por um sentimento falso, que já nem existia mais dentro de mim, que estava insistindo em um caminho que me trazia dor, desconforto e sofrimento, e eu me senti muito mal com essa descoberta, principalmente ao constatar quanto tempo da minha vida eu joguei no lixo enquanto buscava as respostas que se encontram dentro de mim nos braços de outras pessoas.
Eu te amei, sim, e acredito que nem tão cedo amarei outra pessoa com a mesma intensidade, com o mesmo desejo, com a mesma loucura, mas simplesmente não amo mais, porque amor não-correspondido não é amor. Se causa sofrimento, não é amor. Se estar ao lado da pessoa e não sentir alegria, não é amor. Se as palavras não bastam e nem mesmo os olhares explicam, não é amor.
Eu não te amo mais, porque a dor e a devastação que você causou na minha vida são muito maiores do que as alegrias que me trouxe. Eu não te amo mais porque não me encontro no seu silêncio, não entendo a sua linguagem, não concordo com as suas atitudes, não compactuo com as suas mentiras. Eu não te amo mais porque você jamais me amou.
Eu fiquei acreditando nesse amor e lutando por ele por todos esses anos para fugir de mim, para não ter que me encarar no espelho e admitir que a hora de olhar para dentro de mim chegara e não dava mais para evitar.
Eu acreditei nesse amor para não ter que admitir os meus próprios erros, para não ter que mudar, para não precisar trilhar o longo e difícil caminho do autoconhecimento e do amor próprio, que são os libertadores de todas as almas.
Eu acreditei nesse amor para não ver ruir o meu sonho de ter uma família nos moldes que me foram ensinados.
Eu acreditei nesse amor para não ter que me olhar no espelho e admitir que eu sempre me odiei, que eu não cuidei de mim o suficiente para não te deixar me machucar, que eu nunca tive autoestima, que eu passei a vida inteira buscando por um amor que só eu mesma posso me dar.
É por isso que hoje eu desisto publicamente desse amor que talvez nunca tenha sido de verdade, não para você. Fecho as portas para dor e me abro para um novo mundo, de novas possibilidades, com novos horizontes.
Fecho as portas para você, para abri-las para mim. Deixo de ouvir as suas palavras que nada acrescentam em minha vida para ouvir o meu silêncio, que hoje me liberta. Abandono as suas verdades para buscar as minhas próprias verdades. Calo a voz de um coração partido para ouvir a voz da minha razão, que me pede desesperadamente para ser feliz.
Eu sei que vou encontrar o meu próprio caminho, não importa quanto tempo isso demore. E, por mais que eu não compreenda suas escolhas, hoje as aceito e respeito. Não se pode mudar uma pessoa que não quer e nem pensa em mudança, apenas rezo e peço a Deus que você seja muito feliz com a vida que escolheu. Porque amor que é amor não deixa de ser amor nem mesmo quando acaba, deixa guardado no fundo do coração uma lembrança boa do que um dia foi felicidade.


Mil Pedaços
(Legião Urbana)

Eu não me perdi
E mesmo assim você me abandonou
Você quis partir
E agora estou sozinho
Mas vou me acostumar
Com o silêncio em casa
Com um prato só na mesa
Eu não me perdi
O sândalo perfuma o machado que o feriu
Adeus, adeus, adeus meu grande amor...
E tanto faz de tudo o que ficou
Guardo um retrato teu
E a saudade mais bonita
Eu não me perdi
E mesmo assim ninguém me perdoou
Pobre coração
Quando o teu estava comigo era tão bom...
Não sei por que
Acontece assim e é sem querer
O que não era pra ser
Vou fugir dessa dor
Meu amor,
Se quiseres voltar
Volta, não
Porque me quebraste em mil pedaços...

4 comentários:

Vanessa Monteiro disse...

Oi Flor!

Ainda bem que desse amor nasceu um Anjinho tão lindo e fofo!

Força ai Amiga!

Beijoss

Eydu disse...

oi
amiga desse amor guarde o que aprendeu pense que foi um aprendizado e que você amadureceu com ele
e vamos caminhar porque tenho certeza que logo estará amando até mais do que amou ele porque será correspondida
bjim e bom dia

Patrícia Fujii Bonoto disse...

Oi amiga, tem um selinho pra vc lá no meu blog... =)

Glaucia F. Labate disse...

Ola, nao nos conhecemos, essa è primeira vez que visito o seu blog, suas palavras tocaram o meu coraçao.Você vai ficar bem e mais forte.
Obrigada por compartilhar os seus sentimento.