Objetivo

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Franqueza

A verdade às vezes dói, mas ela precisa ser dita. Não posso continuar me enganando e depois me fazer de vítima perante a balança, que apenas mostra o resultado do que eu estou fazendo comigo mesma (ou não estou fazendo, para ser mais exata).

A resposta da balança ontem foi essa mostrada acima: 81,5kg. Ainda tenho que erguer as mãos para o céu e agradecer a Deus pelo estrago não ser maior, porque da maneira como estou comendo, já deveria ter voltado aos 92 kg da gravidez... rs (seria cômico se não fosse trágico).
A verdade é só uma: há muito tempo já não tenho feito a RA como devo. Toda semana escrevo aqui que agora vai, que vou começar a fazer exercícios, que vou parar de comer, que isso e aquilo, e nunca faço nada. Os quilos que andei perdendo aqui foram todos por causa de doenças e rapidamente recuperados logo após a melhora. É triste e vergonhoso ter que admitir isso, mas não estou fazendo nem um mínimo esforço para o meu emagrecimento.
Posso colocar a culpa em milhares de coisas: estresse, ansiedade, compulsão, medo, nervosismo, depressão, cansaço, apatia, etc etc e tal, mas a verdade implícita em todas essas coisas é que eu não estou tendo FORÇA DE VONTADE o suficiente para driblar os obstáculos e cuidar do meu corpo da maneira que se deve. A situação por aqui está tão crítica que nem os 2 litros de água diários, hábito que já tinha conseguido incorporar à minha rotina, estou tomando. Durmo e acordo com sede e fico me perguntando se estou com algum problema de saúde. É claro que não estou, é falta de pegar um copo, encher de água e tomar, 8 vezes ao dia, no mínimo.
Tamanha é a minha decepção comigo, que não estava mais querendo postar meu peso. Fiquei devedora nos desafios dos quais estou participando, primeiro porque o tempo estava realmente curto, mas principalmente pela vergonha de ter que postar o mesmo peso ou até maior semanas seguidas e admitir em público o meu fracasso.
A maioria de vocês é tão guerreira e tão determinada, que eu fico com vergonha de me mostrar tão fraca e vulnerável diante de vocês, então estava escondendo meu peso, pois não gosto de manipular resultados. Por causa do constrangimento, poderia escrever que emagreci enquanto estava lá engordando, ninguém saberia se é verdade ou mentira, mas a quem eu estaria enganando? Somente a mim.
Para ser bem sincera, eu não sei ao certo o que fazer em relação ao assunto. Estou naquela fase de realmente não estar afim de fazer dieta, mas não posso me permitir tão luxo, senão vou engordar tudo o que já emagreci com o maior esforço e mais um pouco. Aliás, foi assim que saí dos 60 kg. para os 92 kg. Passei mais da metade da minha vida tentando emagrecer e sempre que conseguia, largava tudo e me jogava na comida novamente. Cada vez que eu tomava essa atitude, eram 5 ou 6 kg. a mais que me acompanhavam, até eu engordar absurdos 32 kg!
Às vezes eu olho para mim e acho que não tenho chance, que nunca mais vou sair da casa dos 80 kg., mas aí lembro das histórias que leio nos blogs, das meninas que emagreceram 5, 10, 15, 20, 30, 40, 50 kg. e percebo que é possível, basta querer. Então, começo a me perguntar se de fato quero emagrecer, se ser gorda realmente me atrapalha em alguma coisa, dái cogito a hipótese de largar tudo e me filiar ao movimento "fat pride" (orgulho gordo). Então, me lembro do imenso trabalho que tenho para conseguir comprar uma roupa, porque quase nenhuma das que realmente gosto me servem ou caem bem, da falta de disposição e das dores no corpo por causa do excesso de peso, da vergonha e da autoestima baixa por estar nessa condição, e eu vejo que não quero continuar assim, mas que também não estou tomando nenhuma atitude no sentido de reverter esse quadro.
Estou muito triste e frustrada comigo, principalmente ao pensar que pelo tempo que comecei a RA (janeiro de 2010), se tivesse feito tudo direito, já até poderia ter eliminado os 34 kg. que tanto sonho. Mas, não. Por mais uma vez na vida eu joguei a toalha, abri mão de algo que eu quero muito por achá-lo muito difícil, desisti pela preguiça de lutar.
E o pior de tudo é que ninguém pode fazer nada por mim, somente eu mesma. A mudança tem que partir de mim, não há fórmula mágica para resolver o meu problema. Mas a verdade é que eu não me controlo diante da comida. Eu como sem estar com fome e sem vontade, pelo simples prazer de estar mastigando e sentindo o gosto de algo. Eu como até me sentir mal, até passar mal.

O que fazer para derrotar o maior inimigo da minha RA, eu mesma?

Beijos e mais beijos a todas, e tenham um lindo dia.

12 comentários:

Kellenah disse...

nessas horas nem sei muito o que dizer, porque quando tô assim nada me coloca pra cima. Só eu mesma, com minha força de vontade, ainda que ela esteja zero que me faz reerguer. Você é forte e consegue. Você é forte e pode vencer a compulsão. só depende de você!!

Anônimo disse...

Taia minha querida, como te entendo!!!! Eu tbém não ando com o menor saco para fazer dieta e estou como vc dizendo o tempo todo agora vai, mas não vou fazer nada alimentação to tentando voltar com a RA, ainda timidamente, pois queia ter alcançado meu peso ideal no fim do ano, mas tá dificil e a culpa é minha só minha...
E o pio: comer não tra felicidade, tra gordura localizada e sobrepeso...
Exercícios são os piuores para incorporar e prinplamnete pra recomeçar, depois é só ligar o autmático, mas até lá...
Mas não vamos entregar os pontos não, vamos voltar a nos cuidar pois se não a acada dia a coisa piora e ficamos mais gordas e tristes!!!!
Chega de desculpas, comer direito só depende de nós!!!!
Bjocas

Camila Santiago disse...

olha no começo passei por isso ..desanimo grandes mas enormes jakadas ... como diz no blog da @ugust@ um dia apoz o outro ... vc tem ke eskecer que esta fazendo RA .. naum se cobrar tanto ..fazer disso um estilo de vida.. e assim ke tenho feito ... se exagerar na comida ..exagera na malhação ... e devagar vc xega la.. ainda tenho 10kg a perder ...ta difícil ... se perco 1kg ... chego ganhar 2
enntede.. mas naum desite .. jamais...sejas firme... bjubjubjubjubjubjubjussssss te cuida

Anônimo disse...

Olá Moça
Primeira vez que visito o seu blog e vejo um desanimo. Por favor, não se deixa abalar. Você pode emagrecer sim. BAsta se controlar mais. Basta planejar.
Vou lhe aconselhar a ler o livro "O Prazer de Viver Light". Leia com carinho.
Siga as regras dele direitinho e você vai ver como irá conseguir emagrecer rapidinho. Eu perdi 22kgs depois que pratiquei o sistema do livro. Uma amiga perdeu 8 kgs em mais ou menos 4 semanas e faltam apenas 4 para ela atingir a meta. A autora ado livro por volta dos 60 kgs.
Então emagrecer é possível. BAsta vc mesma acreditar em si. Não desiste não.
Beijo no coração

Bethynha disse...

tu escreveu aqui no blog tudo o que eu sinto...sabe eu to sem motivação tbm..eh tao dificil..eu ja emagreci bastante..mas agora engordei 5kg..e ta tao dificil de recomeçar...e falta menos de 2 meses para o natal..so o que eu queria e estar com 60 novamente..
mas para isso temos que ser fortes amiga..vamos tentar vencer esses obtaculos viu?
bjos e otyma quartaa

♥Gordelícia♥ disse...

é amiga ,
a verdade é que
SE NAO FIZERMOS NOSSA PARTE A COISA NÃO ANDA.
Tbem to precisando dar uma levantada na RA.
bjs

Unknown disse...

Olá taia tbm estou com os mesmos problemas que vc vamos juntas nos ajudar vou te deixar meu email se quiser entra em contato comigo bjs....

Vanessa Monteiro disse...

Oii Querida!!!

Te entendo perfeitamente!

Sei bem o que é não estar afim de fazer RA,de comer tudo que quizer no fds,no resto da semana,no retso do mês pq na Segunda ou tal dia eu começo com tudo,e não começar é nada,e sim dar mais algum prazo para compulssão!

Vc disse tudo Amiga,a vontade tem que vim de vc...lá de dentro sabe,a vontade de emagrecer tem que ser maior que a vontade de comer!

Eu sinto que a compulssão está me rodeando...agora que já emagreci bastante vc pode imaginar o que minha cabecinha gorda anda pensando né?

Mais nós somos capazes de vencer essa compulssão e ser magras para sempre,basta a gente querer e agir!

To com vc Amiga!

Eu tenho certeza que logo vc engata com tudo na RA!

Vc consegue!

Fique com Deus!

Beijosss e força ai!

Unknown disse...

Oi amiga...
eu sei como se sente, eu tinha a uns 4 dias atrás abandonado o meu blog justamente por causa disso, por me sentir fraca a não conseguir fazer o que deveria fazer para mudar o meu peso e a minha saúde, mais flor, se pensarmos em fazer dieta realmente não vamos conseguir, pense em RA pense nos alimentos e em detalhes que vc vai conseguir...
tenha uma ótima quinta...
Bjnhos da Nega

Clau disse...

taia, eu sei que é dificil, mas tenta achar algo que te estimule a pegar firme de novo na RA.
QQ coisa, pode contar comigo, blogdacacausp@gmail.com


bjsssssss

Eydu disse...

esse momento e tão dificil !!!
mas olha o lado bom algo você aprendeu com RA afinal não engordou tudo de volta
pensa reflita procure ir cortando as bobeiras aos poucos até que consiga retomar denovo o emagrecimento
os primeiros dias são horríveis eu digo por mim mesma voltei ontem depois de 3 dias de compulsão
e é muito difícil
mas pensa em você feliz e magra usando tudo que gosta sem se preocupar com o peso
bjim e força

LEILA DINIZ ADVOGADA INQUIETA (♥clique aqui♥) disse...

. Taia, não estou tendo tempo para comentários esse mês mas vc me perguntou se pode enviar a foto para o look, com imagem de espelho, pode sim, claro que pode, encaminha até amanhã de manhã que vc sairá no blog no domingo.
. bj. fique com DEUS.