Objetivo

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Sobre Regressar e Regredir










Fotos do post: mais algumas do casamento da minha prima. Nada a ver com o post, mas é só para não ficar somente com texto. Minha família que eu amo demais.
Boa tarde! Saudades master de vocês e do meu cantinho! Parafraseando Nando Reis: "Por onde andei enquanto você me procurava? (...)".

Desculpem a ausência, semana complicada, loucura total, dificuldades, choradeira... mas, enfim, estou de volta, cheia de saudades e de novidades, algumas excelentes, outras nem tanto. Mas a vida é assim mesmo.
Semana passada, eu tive que participar de um congresso na quinta e na sexta, por isso não vim trabalhar, e, além disso, minha mãe viajou e eu tive que levar e buscar o Rhian na escola esses dias e cuidar dele. Para completar, peguei exame em uma matéria e tive que ir para a faculdade na sexta-feira falar com o professor.
Conclusão: passar aqui, nem em sonho! Não deu mesmo, embora eu quisesse muito!

Quero agradecer aos 16 comentários carinhosos e acolhedores da última postagem, vou retribuir um por um, não tenham dúvida e me esperem, estou chegando aí logo menos, e dizer que vocês tornam tudo isso aqui real e me fazem voltar aos eixos, mesmo quando a minha vontade é de abandonar o barco e me jogar na comilança! rs

Hoje eu quero falar um pouco sobre duas palavrinhas que vão direcionar o meu post: REGREDIR e REGRESSAR.

Regredir

v.i. Retroceder; marchar para trás.
Diminuir, atrasar-se em número, em força ou em intensidade.
Em outras palavras: você já seguiu o caminho certo alguma vez, sabe como funciona e o que deve ser feito, mas segue o caminho errado.

Regressar

v.i. Tornar ao ponto de partida; voltar, retornar.
Em outras palavras: você seguiu o caminho errado, mas agora decide voltar ao caminho certo.

Duas palavras tão parecidas, mas com significados totalmente diferentes, mas que hoje fazem parte da minha vida. Em janeiro de 2010, após ver fotos do fim de ano e apavorada com a proximidade do aniversário de 1 ano do meu filho, enfiei a cara numa reeducação alimentar e mandei embora, em 1 mês e meio, 9 kg. Resolvi tornar meu emagrecimento público, após ler matérias que afirmam que blog emagrece. Aqui conheci pessoas espetaculares, algumas com experiências de vida bem parecidas com a minha, outras bem diferentes, mas todas reunidas e dispostas a dar conselhos e me ajudar a subir a longa escada da auto-aceitação e do amor-próprio. Constatei que, sim, blogs emagrecem, pois conheci várias blogueiras que venceram a luta contra a balança e que hoje, além de fazerem a manutenção de seus pesos, ajudam e incentivam blogueiras que ainda não chegaram lá. Descobri o valor das amizades virtuais e percebi que, muitas vezes, elas são até mais sinceras do que muitas amizades presenciais que tenho. Aprendo uma coisa nova todo dia por aqui, repasso o que sei, expresso meus sentimentos, leio os sentimentos dos outros expressados em palavras, dou meus conselhos, recebo conselhos, alguns carinhosos, outros são puxões de orelha bem dados, mas todos eles são, única e exclusivamente, para o meu bem. Jamais recebi uma palavra atravessada ou uma crítica destrutiva. Sempre leio palavras de carinho e motivação, e elas me tornam mais forte para seguir a minha caminhada.

Acontece que, por motivos que, embora não sejam justificativas para me abandonar, abalaram a minha estrutura, eu regredi no meu processo de emagrecimento. De 77,6 kg. que consegui chegar, estou hoje com 83,1 kg. Triste estou, e muito, mas também consciente de que a culpa disso é totalmente minha. Muitas coisas aconteceram e ainda acontecem, e o meu instinto inicial é jogar a culpa nelas, mas sei que não posso fazer isso, pois, por mais que sinta vontade de "comer" os meus sentimentos, deveria ter o controle sobre mim e meus atos. Eu não tive esse controle, e hoje estou amargando o significado da palavra regredir atuando em minha vida.
Entretanto, neste fim de semana me encontrei com outra palavrinha, essa bem poderosa, que é o regressar. Sim, estou voltando à RA, e dessa vez não é só uma promessa, ou da boca para fora. Antes de vir escrever, passei pela prova de fogo, iniciei a RA ontem e estou me comportando como uma lady até o presente momento. Sei que já recomecei o processo de emagrecimento umas 200 vezes nessa minha vida, que quase ninguém mais acredita no meu potencial e capacidade de vencer essa guerra, mas se eu desistir de mim, se eu não acreditar em mim, quem vai lutar por mim? Eu não posso me abandonar, não tenho o direito de me permitir ser uma obesa só porque não consigo me controlar diante da comida! Não é fácil, mas é possível e viável, basta querer! Basta aprender a dizer NÃO quando este NÃO for necessário, aliás, como devemos aprender a dizer não a tudo que nos faz mal nessa vida, mesmo que a gente ame e queira aquilo.
Sim, eu estou regressando, porque emagrecer para mim é mais que um sonho ou a mudança da minha estética: é um compromisso com a minha saúde e bem-estar, é a certeza de que poderei correr e brincar com o meu filho sem sentir dores ou cansaço, é a esperança de um recomeço, é a alegria de uma conquista.
Eu nunca menti para vocês neste blog, e me orgulho muito disso. As pesagens sempre foram verdadeiras, mesmo quando batia aquela vergonha de mostrar que, por mais uma vez, engordei, as fotos sempre foram reais, sem uma mãozinha do photoshop, sou quem eu sou e nunca escondi isso de ninguém. Acho que é por isso que nossa relação é tão transparente: eu falo a verdade aqui e vocês me respondem com verdade daí. Essa é uma troca positiva, que faz o mundo girar e as pessoas evoluírem.
O que quero dizer com esse post é que agora eu voltei, e dessa vez é para ficar. Não sei quantos anos vai demorar e nem quantas vezes vou cair, o que sei é que a palavra desistir não faz parte do meu dicionário, e eu vou emagrecer a qualquer custo, nem que seja a última coisa que eu faça nessa vida!
E claro, não posso deixar de frisar: conto com o apoio incondicional de vocês.

Mil beijos e agora dá licença que eu vou matar as saudades dos cantinhos das minhas lindas!

12 comentários:

Patrícia Fujii Bonoto disse...

Que post mais profundo hein...amiga, o importante de tudo é vc não desistir vc mesma, em questão de emagrecimento, não importa se vc emagrece e depois engorda...o importante mesmo é vc ter a consciencia de que tem poder suficiente para tomar as redeas da sua vida e faze-la caminhar no seu ritmo. Com o tempo as coisas vão entrando nos eixos.

E sobre as amizades virtuais, eu AMO demais as amigas que fiz aqui na blogosfera, tenho contato com umas mais que outras, mas todas as são importantes, pois são amigas que entendem a fundo tudo o que passamos nessa luta contra a balança.

Saiba que sempre que precisar, vc terá um ombro amigo aqui no Paraná, rs...

Bjos.

Anônimo disse...

Ei sumidaaaa,
E a vida não é nada além disso? Erros e acertos... e qual é o propósito disso tudo? Bem, eu acredito que só enxergamos os acertos à medida em que erramos.
E você com toda a certeza não tem medo de errar. E o que é mais louvável é sempre ter coragem para recomeçar, Taia, recomeçar não é fácil, falo isso por mim e por mais um monte de pessoas que estão ao meu redor com tanta outras histórias de luta em que pereceram, mas essa não será a nossa, concorda?!!!
Beijinhos e sei que irá conseguir.

Camila Santiago disse...

sabe passei maus bocados.. eo que mais me ajudava era o blog ...amigos .. palavras ..tudo ajuda .. vc so naum pode se isolar... pense nisso ..te adorooo ... e nada de desistir..sempre lutar bjus

romeyka disse...

adorei o post de hoje

e quantas fotos lindas

beijãooooooooo

Gê Simões disse...

Ola

Desabafar é bom ... faz agente pensar e analisar os erros e acertos, não é porque algo atrapalhou que agente vai desistir, por isso insisto tanto em recomeçar quantas vezes forem necessarias...
Tenho certeza que vai chegar aonde quer, pode demorar um pouco mais porem vai conseguir, é so acreditar e seguir em frente

beijos

Clau disse...

Taia, obrigada pelo apoio.
Adorei saber q as coisas estão dando certo!! E vão dar muito mais.

Bjsss

Anônimo disse...

Oi Amiga, obrigada pelas palavras carinhosa de sempre no meu blog, vc é uma amada!
Adorei seu post, e estou muito feliz por vc estar regressando, tbém estou voltando a minha Ra, vamos juntas sempre, a sinceridade que aqui encontro foi uma das melhores coisas que o mundo virtual me proporciona!!!!
Vamos lá sem desistir de nós!!!!!
Bjocas

Anônimo disse...

Oi Taia! fotinhus lindas da festa de casamento...brigaduuu amiga pela força, cm vcs me ajudando fika muito mas facil melhorar rapidinho!tenha uma otima quarta feira bjokas........

♥Gordelícia♥ disse...

Isso aí amiga,
delete de vez da sua vida a palavra desistir e no lugar dela ponha a palavra Lutar.
tds os dias é um novo recomeço pra quem faz Ra.
bjs e força nesse novo recomeço.

Bethynha disse...

amigaaa vamos recomeçar qntas vezes for preciso viu..o importantew e nao desanimar nunca
confio em vc amigaa..as fotos estao lindassss
bjos e boa quartaaa

Anônimo disse...

Oi Taia
Li o seu comentário em meu blog. E de todo o coração te digo: Torço pelo sucesso das pessoas. E faço tudo que puder para que ele aconteça.
Uma frase sua foi: se eu voltar a engordar, compro roupas de novo! Quem sabe assim eu me toco o quanto custa caro ficar engordando e emagrecendo e decido não engordar nunca mais?
Nem pensa na questão de ser caro, para você tomar a decisão. Vou te dar uma dica: Se minhas roupas começarem a apertar é sinal de que devo emagrecer já!
Com isso, tenho certeza de que vc permanece magra. Eu sou meio assim. Sigo a risca minha dieta, mas se sinto alguma roupa apertando, já intensifico a malhação.
Beijo no coração!

Eydu disse...

amei as fotinhas amiga
fico feliz de entrar aki e ver que vc esta voltando a RA
e tenho certeza que não vai demorar muito você vai ta mais linda e magrela
bjim e muita força nesse recomeço