Objetivo

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Eu não preciso ser essa pessoa


A esperança, para mim, tem essa cara

Boa tarde, meninas! De ontem para hoje, e, principalmente depois de ler cada comentário deixado nesse cantinho, algum fenômeno inexplicável aconteceu comigo: ao chegar da faculdade, encarei de frente o meu maior inimigo dos últimos anos: o espelho. Observei bem o meu corpo deformado pela gordura, prestei muita atenção no meu rosto cansado e triste, e consegui ver uma beleza escondida por detrás de toda a dor. Lembrei-me das muitas vezes em que não me amei de verdade, em que me desvalorizei, mesmo estando magra. Lembrei-me de todas as vezes as vezes em que me senti inadequada para o mundo e de todas as pessoas que eu permiti que me pisassem, por não me considerar merecedora de felicidade. Por muitos anos, guardei mágoas e até senti ódio dessas pessoas, mas hoje seu que a verdadeira culpada pelo comportamento delas era eu mesma, porque elas apenas reproduziam o que eu mostrava para elas que eu era, o que eu pensava ser. E eu chorei de pena de mim, lamentando todo o tempo que perdi acreditando que valia menos que as outras pessoas, todas as vezes em que deixei de ser eu por medo da opinião das outras pessoas, sofrendo por todas as vezes em que deixei a dor falar mais alto na minha vida, porque eu nunca fui capaz de reconhecer o meu próprio valor.
Logo depois, me dei conta de que não, eu não sou essa imagem que está refletida no espelho. Essa tristeza, esse medo, essa dor, essa falta de esperança e esse pessimismo não pertencem a uma mulher que sempre encarou a vida de frente, de peito aberto, que sempre lutou por seus objetivos, que nunca desistiu de seus sonhos, que transpôs barreiras, que venceu a dor e o abandono e reescreveu sua história. Todos esses sentimentos ruin que me atormentam pertencem às pessoas que torcem e trabalham para que eu seja essa pessoa frágil e amarga, e se sentem felizes com o meu fracasso, porque as suas existências se resumem em machucar as outras pessoas e colocá-las no chão, na tentativa de tornar suas próprias vidas menos medíocres.
Eu sou a mulher que conseguiu eliminar 9kg. em 1 mês e meio para o aniversário do filho; eu sou a mulher que encarou uma gravidez sozinha e venceu todos os obstáculos para ter o seu bebê; eu sou a mulher que acorda todos os dias às 5h20 e só dorme depois das 23h30, trabalhando e estudando na tentativa de tornar-me uma pessoa melhor; eu sou a mulher que tem um humor salgado e sarcástico, mas que ainda assim tem o dom de fazer rir; eu sou a mulher que pode tudo aquilo que quiser, pois já viu quase todos os seus maiores temores concretizados, por isso tem muito pouco a temer agora; eu sou a mulher que ainda é capaz de sorrir alegremente mesmo depois de um dia exaustivo, ao ver o sorriso do meu filho; eu sou a mulher que passa 18h do seu dia montada num salto alto, pegando ônibus lotados com bolsas e marmitas a caminho do trabalho, mas que mesmo assim não desanima; eu sou a mulher que de vez em quando fraqueja e cai pelos cantos, mas que sempre levanta no final das contas e segue o caminho.
Eu sou a mulher que pode, sim, eliminar quantos quilos julgar necessário e sem me importar se as pessoas botam fé em mim ou não, porque eu não preciso da aprovação de ninguém para ser feliz, eu só preciso da minha força, da minha fé, da minha coragem, da minha vontade e, principalmente da minha atitude diante das situações.
Nós somos exatamente o que pensamos ser, e as pessoas nos enxergam exatamente como nós nos enxergamos, portanto, se eu não me amo e não me valorizo, como posso esperar que as pessoas o façam por mim?
Não importa o quanto te digam que é impossível e nem quantos obstáculos sejam impostos, não desista. Se ninguém te dá crédito e não confia na sua mudança, aposte você em você mesmo, porque uma das melhores coisas dessa vida é provar com a sua vitória que o outro estava errado a seu respeito. Arranque agora a roupa da autopiedade e do vitimismo, e encare a vida de frente, de cara, sem restrições e sem medo.
Todos nós podemos realizar tudo o que quisermos, basta querermos e acreditarmos em nós mesmos. Você é o dono do seu destino, e único responsável pelo sucesso ou fracasso da sua história, então não adianta culpar os outros pelo que deu errado: você tem livre arbítrio, e suas escolhas geram consequências.
Não desista de trilhar o caminho, não abandone a esperança jamais, mesmo quando tudo parecer perdido, porque sempre é possível reverter uma situação desfavorável, com esceção da morte, claro.
Eu me arrependo amargamente do rumo que dei à minha vida, pois eu sofro muito, mas muito mesmo com a minha baixa autoestima, ela atua em mim como um câncer, que me corrói e me adoece mais um pouco a cada dia. Mas o momento agora é de esquecer o passado, não se lamentar pelo que passou e retomar a caminhada, que é longa e árdua, mas a recompensa no final de tudo vale o esforço.
O valor de uma pessoa está ligado ao que ela é para o mundo, às suas contribuições, ao seu caráter, à sua personalidade, à sua maneira de agir e lidar com as pessoas, à sua ética, à sua maneira de enxergar o mundo, e não à sua aparência física e peso. Não existe uma lei que imponha o que é bonito e aceitável nesse mundo, aliás, o que o torna mais atrativo ainda é a diversidade de pessoas, jeitos e tipos físicos. Imagina como seria o mundo se todos tivéssemos um padrão único de beleza? Mais pareceria o setor da Mattel fabricante de Barbies.
Existe um padrão de beleza imposto pela sociedade e vendido pela mídia, nas não necessariamente é a opinião do mundo todo e quem está fora desses parâmetros não merece viver. Afaste-se de qualquer pessoa que só te valoriza pelo tipo físico, porque você não é um pedaço de carne exposto no açougue: é um ser humano repleto de qualidades e beleza, mesmo que não seja a das modelos de capas de revistas.
Então, não perca mais tempo: olhe-se no espelho agora, sinta-se linda e poderosa, enxugue essas lágrimas e se jogue na vida, sem medo de ser feliz, porque o tempo passa muito rápido, e todas as coisas que hoje nos preocupam tanto, amanhã deixarão de fazer sentido.

"O que se leva dessa vida é a vida que se leva".

Este post é resultado das energias positivas que vocês me enviam todos os dias, através de orações, comentários, abraços virtuais e emails. Muito obrigada, este blog é uma terapia e cada uma de vocês atua como minha psicológa. Não há palavras para descrever a esperança que se instalou no meu coração.

Bjus

8 comentários:

Anônimo disse...

Taia minha querida é tão bom MAS TÃO BOM TE VER (LER) ASSIM que vc não imagina como estou feliz, pois cada MULHER QUE ACHA SEU VERDADEIRO VALOR, QUE CONSEGUE OLHAR E SE VER, pra mim (pode parecer bobagem) mas acho que é uma enorme vitória, POIS TODA MULHER TEM SUA BELEZA E MERECE SER FELIZ E NÃO PRECISA DE HOMEM NENHUM PRA ISSO, não precisa se sentir completa por ter alguém ao lado, é preciso se sentir completa e só aí TER ALGUÉM.
Não devemos depender do amor de ninguém e sim estar de bem conosco e aí sim ter alguém para compartilhar isto, por isto que o amor vem no seu devido tempo, se não agente joga nele todos nossos anseios, frustraçlões.
Somos mentoras de nossas vidas, atrizes principais de nossa história, coadjuvante aqui é quem vem depois!
Amiga quero te ver sempre assim, olha como vc é guerreira, não sabia dessa epopéia de ir para o trabalho tão cedo, e olha te admiro ainda mais e vc é mulherão fica no salto!!!
Adoro!!!!!
Vc q nos premia com seus relatos tão verdadeiros e transparentes, com suas dúvidas tão nossas e com suas palavras sempre tão bem escritas!
Bom é ter vc comigo!
Uma alegria nossa amizade, que esse universo virtual nos permitiu!!!!
Força sempre!!!!
Bjocas

Unknown disse...

Amigaaaaaaaaaaaa hoje vc está ótima, amei o texto...
vamos a luta sempre para o melhor...
tenha uma ótima noite...
bj flor

Eydu disse...

nossa fiquei tão feliz de entrar aqui e ver você animada disposta a lutar pelo que quer
me deu até mais força porque pensando em tudo que você passa todo dia até que tenho uma vida tranqüila
vamos ser feliz hoje nada de esperar para amanhã
bjim e otimo dia

Camila Santiago disse...

ai que bom ..saber que mesmo diante a tanta coisa vc ainda encontra forças em ti ..e ve que podes tudo .. que so depende de vc... e quero que saiba que estou aqui .. mesmo longe mas ao mesmo tempo perto de vc ... espero sempre te ver assim ...determinada... ao encontro do seu melhor .. bjus linda ... otima quinta.

Gê Simões disse...

Oii

Que post lindo... vc fez uma auto analise e tirou um resultado positivo de tudo isso.
Concordo e acredito que vc pode tudo que quiser afinal é uma pessoa batalhadora e com certeza o final da historia sera de sucesso sempre,

Bjs

Lugreen disse...

Oi linda!

Eu chorei! Mas de emoção!
Ler seu post, me faz ver que a vida é cheia de surpresas e que Deus é maravilhoso!
Vc é linda, unica e especial!
Parabéns!
Para toda ferida, Deus tem o balsamo para cura!
Tamos juntas!
bjuxx e shalom

Bethynha disse...

blog eh uma terapia mesmo..por isso resolvi postar todos os dias..
eu fiquei umas duas semanas sem postar e engordei..
entao vamos la ne..
bjos e boa quinta

Anônimo disse...

Oi Taia! realmente to dodoi mas ja estou melhorando......essa dieta e otima ne nao se privar de comer coisas gostosas quem nao quer,vou fazer p/ver se funciona!se funcionar te conto.....bjokas amiga tenha uma otima fds....