Objetivo

terça-feira, 17 de junho de 2008

Sobre a Ignorância

Os pensadores destacam-se das demais pessoas pela capacidade de compreender as coisas mais simples e transformá-las em palavras.
Estou sempre buscando na internet textos para postar no blog e até mesmo inspiração para escrever os meus próprios textos, e sempre me deparo com palavras maravilhosas de autores incríveis. São autores muito antigos, mas pelo conteúdo de seus trabalhos percebe-se claramente que quando o assunto é a alma humana, o mundo pouco evoluiu ao longo dos anos.
A frase de hoje é de William Sheakespeare e eu não poderia escrever sobre outra coisa hoje que não fosse ela: “Só há uma treva: a ignorância”. É de uma simplicidade incrível, mas, pasmem, pouquíssimas pessoas são capazes de compreender e pensar a respeito disso neste mundo tão concentrado apenas no superficial.
Para mim, burrice e ignorância são duas coisas completamente distintas, pois a burrice é o não saber e a ignorância é o saber, mas não querer saber, é simplesmente não se importar com a realidade que se coloca diante dos olhos e contestá-la até o fim, mesmo sabendo que ela é uma verdade absoluta.
A burrice pode ser convertida caso o sujeito queira – basta que se ensine o caminho que ele não conhece, mas que tem desejo de conhecer e talvez não tenha ido até lá por limitações que nem mesmo ele sabe quais são. A ignorância, não. Quando o sujeito é ignorante, ele se sente o dono da razão, acha que sua palavra é única e incontestável e que só existe uma verdade para tudo: a dele.
O ignorante só consegue ver o seu próprio lado. O ignorante não tem compaixão. O ignorante não se importa com os meios, pois acha que o bom fim justifica qualquer atitude. A ignorância é a pior cegueira do mundo, pois como diz o ditado popular: “o pior cego é aquele que não quer ver”, e é esta a cegueira que acomete a ignorância: a consentida. O ignorante só vê aquilo que ele quer ver; o restante, que não interessa para ele e/ou não vai lhe trazer nenhum benefício, ele simplesmente... ignora.
A ignorância é o saber, mas não querer saber. É desprezar tudo aquilo que não se trata dos seus próprios sentimentos, pensamentos e ações. E a ignorância não pertence somente aos burros para quem pensa isso. Existe muito inteligente por aí, muito doutorado, muito presidente, muita pessoa cheia de título e nascida em berço de ouro que é ignorante. A ignorância não tem nada a ver com conhecimento e inteligência, ela é um estado de espírito. Ela pode estar em qualquer lugar, ela pode cegar qualquer pessoa.
Graças a ignorância, vivemos em um mundo superficial, onde as pessoas só enxergam apenas o seu lado, estando bem dentro do seu quadrado, pouco importa o quadrado do outro, um mundo onde não se tem compaixão, não se respeita as atitudes, sentimentos e pensamentos dos outros... enfim... a ignorância é a luz da existência que se apaga cada dia um pouco mais.
Talvez o sol só volte a brilhar no mundo quando as pessoas aprenderem a enxergar além do que se vê...

0 comentários: