Objetivo

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Sobre o espírito de Natal e a R.A

Meus amores, bom dia!
Como estão vocês? Espero que muito bem.
Vou dividir o post por tópicos, porque tenho mais de uma coisa para falar, sobre assuntos diferentes.

Espírito de Natal

Bom, não sei se já comentei aqui, mas eu não gosto de Natal. Não sei explicar por que, mas acho uma data triste e geralmente fico extremamente bad, tanto na véspera quanto no próprio dia.
Já tive natais muito bons quando criança, na casa do meu padrinho, no Rio de Janeiro. Família toda reunida, festanças que meu padrinho gostava muito e só ele sabia dar. Mas depois que ele morreu, os natais nunca mais foram os mesmos.
Meus pais não têm nenhum tipo de apego à data, muito pelo contrário, ignoram-a completamente. Minha mãe é seguidora (não batizada) das Testemunhas de Jeová, e desde que aprendeu que o Natal é uma data inventada, pois, segundo eles, Jesus não nasceu em dezembro, nunca mais se interessou em comemorar. Ela já não era muito adepta a montar árvore de Natal e tudo o mais, depois que teve esses aprendizados, então, piorou! Minha família não tem o hábito de passar a data reunida. Se der para estar todo mundo junto, ótimo. Se alguém da família não puder viajar para Caraguá por qualquer motivo que seja, azar dele. Que passe o Natal sozinho em casa, curtindo a TV e a depressão. Parece dramático da minha parte a narrativa, mas não passa da realidade da minha família.
Por não ter sido acosutmada a gostar da data, eu simplesmente não me importo com ela. Acho os enfeites de Natal maravilhosos, acho que as pessoas ficam com um pouco mais de amor no coração (pelo menos até o dia 1 de janeiro), acho bacana as reuniões familiares em volta da mesa e as trocas de presentes, porém não faço a mínima questão de nada. Não tenho ânimo para montar uma árvore de Natal, não sinto alegria na data, não espero até meia-noite para jantar. Para mim, é um dia como outro qualquer, e quanto mais rápido passar, melhor.
Entretanto, desde que Rhian nasceu, várias coisas têm tirado o meu sono, e a questão do espírito de Natal é uma delas. Não acho que tenho o direito de destruir a ilusão de uma criança apenas porque destruíram a minha. Qual o problema de ele acreditar no Papai Noel, de ter em mente que naquela data tem que estar ao meu lado, independente de qualquer outra coisa que ele tenha para fazer, de ter alegria em se reunir em uma mesa e trocar presentes com a nossa família (com a que já temos e com a que pretendo ampliar, se Deus quiser)? Nenhum, seria até muito bom. A questão principal, neste caso, tem haver comigo: como vou ensinar algo ao meu filho que nem eu mesma sei? Como vou passar para ele a magia de uma data que nada significa para mim? Como posso dizer a ele que é uma data feliz, se eu a considero extremamente triste?
Eu não sei as respostas para estas perguntas, e isso me preocupa muito. Quero muito, e de verdade, que meu filho adquira tradições em relação a esta data, e sinceramente não me importo se Jesus realmente nasceu em dezembro ou em outubro, se é real ou uma data criada para o aumento das vendas, quero que ele tire o melhor que esta data proporciona às pessoas: momento de fé, de alegria, de comunhão, de repensar as coisas boas e ruins que se fez, de união, de festa, de amor ao próximo e devoção. Quero que meu filho tenha princípios, e que estes princípios o salvem da mesmice do dia a dia, da apatia e do descaso, da depressão e do medo, do olhar vazio, da falta de fé.
Para ser mais franca, não quero que meu filho seja como eu: sem fé e sem esperança, apática, desapegada de todas as coisas que podem ser boas nessa vida e agarrada ao medo e aos próprios fantasmas.
Comecei minhas tentativas de gostar do Natal levando o Rhian ao shopping para tirar foto com o Papai Noel e ver a decoração de Natal. Ele simplesmente adorou, sempre olha para a foto, que está na estante da sala, e diz: “Ian e Papai Noel” rs.
Para completar, comprei uns enfeitinhos para colocar na minha sala aqui no trabalho (primeiro ano que isso ocorre, em quase 5 que estou aqui), dêem uma olhada:



Ok, confesso: tenho loucura por renas! Acho-as lindinhas... huahuahuahuahua

R.A.

Pois é, eu estou seguindo tudo à risca no que diz respeito à quantidade de calorias, diárias, aliás, até um pouco abaixo: estou ficando na média de 1.110 cal/dia. Explico: não sou muito adepta a comer frutas, verduras e legumes, por isso optei por uma RA em que não se come muita porcaria, mas também não se entope de mato e fruta. Estou emagrecendo sem abrir mão de coisas que eu gosto, como, por exemplo, pão de queijo e um docinho de vez em quando.

Acontece que eu me impus uma meta um tanto ousada (sair de 83,1 para 76 kg. em 3 semanas), e embora eu tenha emagrecido consideravelmente (ontem à noite, a balança estava indicando 80,2 kg., ou seja, em 11 dias emagreci 2,9 kg.), não estou satisfeita, pois, para que minha meta se cumpra, preciso estar pesando 79 kg. até sábado, e, ao que tudo indica, isso não será possível.
Estou fissurada na balança, e tenho me pesado todos os dias, de manhã e à noite. Nos primeiros dias, enquanto a balança estava baixando sempre que me pesava, fiquei super motivada. Ontem, porém, ao ver a balança não se mexer nada pelo terceiro dia consecutivo, fiquei irritada e jaquei. Nem foi algo tão absurdo assim, mas a balança respondeu rápido: hoje, ela já marcava 80,4 kg.
Fiquei tão p. da vida que senti vontade de jogar tudo para o alto e me acabar na comilança. Não fiz isso, mas hoje já comi algumas coisas que não devia.
Queria que as coisas fossem mais fáceis! Sei lá, de repente parece que me jogaram um balde de água fria! Ao invés de estar feliz porque já emagreci 2,9 kg., estou aqui resmungando porque não emagreci ainda mais. Vai entender o ser humano, né? rs
Preciso voltar para o foco de novo. Ah, e parar de me pesar todos os dias! rs

Beijos a todas e tenham um excelente dia!


14 comentários:

Camila Santiago disse...

ahhh não tenho tanto xamego pelo natal ... isso e uma longa historia.. mas curto pelo meu filho ..ele adoroa esse lance de natal ....presente etc.. todo ano monto arvore pra ele..e peço pra ele me ajudar...e muito bom.. estou gostando da sua evolução ..ta mais linda.. as fotos vc tem se makiado ..e ta mais corada sei la..rsrs..to gostando ... agora sobre a "RA" estou emagrecendo assim..comendo o que gosto com menos calorias... mas vc tem que acrescentado academia se naum vc naum da conta.. bjoks linda.. ate mais ler.

Anônimo disse...

Taia, como vai flor?
Primeiro acho que vc gosta de henas, e não hienas...sei lá fiquei na dúvida mas acho que foi na hora de digitar...
Eu AMO O NATAL e todas suas cores, significados e proximidade de encerramento do ano, fechamento de ciclo...
Sou católica, respeito todas as religiões, mas comemorar o nascimento de Jesus é motivo de alegria e não quero saber se foi em dezembro ou não, pois assim como guardamos o dia de sua morte, reverenciamos seu nascimento!!!!!
Louvo sua atitude em não querer privar o Rhian de toda essa magia, que principalmente este período tem para os pequeninos! E sou super a favor, pois o que seríamos sem o lúdico? Muitos conceitos vem de quando somos crianças, conceitos de fazer o bem, de fraternidade, caridade, não só este consumismo que toda a data comemorativa impele!
Na escola que minha cunhada trabalha, cada criança escreveu uma cartinha pedindo ao papai noel um presente, e ela busca "padrinhos" para estes pedidos, nós seremos padrinhos de uma menininha de 8 anos que quer material escolar, comprei cadernos cor de rosas da jolie e da pucca, canetas coloridas, lapis de cor, canetinhas além de outros materiais e vou comprar uma pasta bem linda da cinderela! Tbém falei pro meu marido que devíamos dar uma cesta básica pra alguma família necessitada. Fazer o bem atrai o bem! Acredito nisso, sei que neste período todo mundo fica mais "bonzinho" que não deveria ser assim e sim durante todo o ano, mas convenhamos: que seja assim pelo menos alguma vez no ano, melhor do que não fazer nada hora nenhuma.
Já montei minha árvore, coloquei enfeite na porta, e olha q não tenho criança, alias acho que tenho, meu marido me acha "a criança" kkkkk
Fico feliz por vc querer dar colorido a vida de seu filho e com isso, embora não perceba, vc colore seu dia-a-dia tbém!!! Perceba que lindos enfeites vc colocou na sua mesa, não tem como não sorrir qdo olha para esta hena de calça xadrez ( embora eu ache que ele é um alce, nossa to implicante com as coitadas!!! kkk mas achei muito fofos !!!)
Agora vamos parar com essa neura com seu emagrecimento???
Vc está indo super bem, alias MEGA BEM, o que não pode é toda vez que saitr um pouqinho da linda vc jogar tudo pro alto, pois aí vc não está valorizando seu esforço!
Se não der pra eliminar 7kg, é melhor eliminar 4, 5 kg, do que não eliminar nada e ainda ter engoraddo não acha? Então pára com essas cobranças loucas Taia! Relaxe, vc é capaz, faça o certo e não se estresse!!!!
Falei pacas (como sempre...) bjocas

Anônimo disse...

Taia, como vai flor?
Primeiro acho que vc gosta de henas, e não hienas...sei lá fiquei na dúvida mas acho que foi na hora de digitar...
Eu AMO O NATAL e todas suas cores, significados e proximidade de encerramento do ano, fechamento de ciclo...
Sou católica, respeito todas as religiões, mas comemorar o nascimento de Jesus é motivo de alegria e não quero saber se foi em dezembro ou não, pois assim como guardamos o dia de sua morte, reverenciamos seu nascimento!!!!!
Louvo sua atitude em não querer privar o Rhian de toda essa magia, que principalmente este período tem para os pequeninos! E sou super a favor, pois o que seríamos sem o lúdico? Muitos conceitos vem de quando somos crianças, conceitos de fazer o bem, de fraternidade, caridade, não só este consumismo que toda a data comemorativa impele!
Na escola que minha cunhada trabalha, cada criança escreveu uma cartinha pedindo ao papai noel um presente, e ela busca "padrinhos" para estes pedidos, nós seremos padrinhos de uma menininha de 8 anos que quer material escolar, comprei cadernos cor de rosas da jolie e da pucca, canetas coloridas, lapis de cor, canetinhas além de outros materiais e vou comprar uma pasta bem linda da cinderela! Tbém falei pro meu marido que devíamos dar uma cesta básica pra alguma família necessitada. Fazer o bem atrai o bem! Acredito nisso, sei que neste período todo mundo fica mais "bonzinho" que não deveria ser assim e sim durante todo o ano, mas convenhamos: que seja assim pelo menos alguma vez no ano, melhor do que não fazer nada hora nenhuma.
Já montei minha árvore, coloquei enfeite na porta, e olha q não tenho criança, alias acho que tenho, meu marido me acha "a criança" kkkkk
Fico feliz por vc querer dar colorido a vida de seu filho e com isso, embora não perceba, vc colore seu dia-a-dia tbém!!! Perceba que lindos enfeites vc colocou na sua mesa, não tem como não sorrir qdo olha para esta hena de calça xadrez ( embora eu ache que ele é um alce, nossa to implicante com as coitadas!!! kkk mas achei muito fofos !!!)
Agora vamos parar com essa neura com seu emagrecimento???
Vc está indo super bem, alias MEGA BEM, o que não pode é toda vez que saitr um pouqinho da linda vc jogar tudo pro alto, pois aí vc não está valorizando seu esforço!
Se não der pra eliminar 7kg, é melhor eliminar 4, 5 kg, do que não eliminar nada e ainda ter engoraddo não acha? Então pára com essas cobranças loucas Taia! Relaxe, vc é capaz, faça o certo e não se estresse!!!!
Falei pacas (como sempre...) bjocas

Anônimo disse...

Oiiii,
Nem sei por onde começar, rsrsrsrrs.
Com relação ao peso, você se ímpôs uma meta ousada, mas nada impossível, só não concordo com essa de se pesar todos os dias... vai por mim isso abala qualquer humor, tem que curtir isso que está fazendo e não como uma imposição, porque aí como você mesmo já mencionou se não atingir o peso desejado, acaba se punindo em um monte de porcarias.

Bem quanto ao Natal, em geral gosto muito, tenho problema com essas datas especiais, porque deposito muitas esperanças em um dia e ele acaba não suprindo minhas espectativas... mas gosto da troca de presente (independentemente de ser fruto de um mercado capitalista), gosto da reunião familiar e amoooo os enfeites. Aqui em casa é um ritual, eu e meus 2 irmãos sempre enfeitamos a casa toda é muito bom. Esse ano em específico estamos cheios de ideias e eu estou esperando muitooo desse Natal... agora, eu acho, na minha humilde opinião que você realmente deveria esquecer os Natais ruins que já passou, etc, etc e fazer com que seu filho tenha a oportunidade de aproveitar essa data e acreditar em tudo o que ele tiver direito. Não sei se estou certa, mas vejo no Rian a oportunidade que você está tendo de reescrever sua vida!
Beijos.

Anônimo disse...

Oiiii,
Nem sei por onde começar, rsrsrsrrs.
Com relação ao peso, você se ímpôs uma meta ousada, mas nada impossível, só não concordo com essa de se pesar todos os dias... vai por mim isso abala qualquer humor, tem que curtir isso que está fazendo e não como uma imposição, porque aí como você mesmo já mencionou se não atingir o peso desejado, acaba se punindo em um monte de porcarias.

Bem quanto ao Natal, em geral gosto muito, tenho problema com essas datas especiais, porque deposito muitas esperanças em um dia e ele acaba não suprindo minhas espectativas... mas gosto da troca de presente (independentemente de ser fruto de um mercado capitalista), gosto da reunião familiar e amoooo os enfeites. Aqui em casa é um ritual, eu e meus 2 irmãos sempre enfeitamos a casa toda é muito bom. Esse ano em específico estamos cheios de ideias e eu estou esperando muitooo desse Natal... agora, eu acho, na minha humilde opinião que você realmente deveria esquecer os Natais ruins que já passou, etc, etc e fazer com que seu filho tenha a oportunidade de aproveitar essa data e acreditar em tudo o que ele tiver direito. Não sei se estou certa, mas vejo no Rian a oportunidade que você está tendo de reescrever sua vida!
Beijos.

Lays disse...

Oii Taia!!
Amiga sobre o espirito do natal as vezes me sinto como vc mas acho super certo vc não passar esse sentimento pro seu filhote!
Sobre a RA você está indo super bem eu me peso todos os dias mas não encuco se subir eu acho pessimo se está na mesma já está no lucro de não ter engordado neh!
Bjoks e tudo de bom!!!!!

Eydu disse...

oi amiga
tem que ficar mesmo mega feliz afinal 2,9 em 11 dias não e para qualquer uma
a balança e assim mesmo tem dias que para mas ela volta a descer amiga e só persistir
pesa a cada 2 dias pelo menos ficar menos ansiosa e amiga conselho de amiga estipule sempre uma meta baixa pq vc fica mega feliz quando ultrapassa
bjim

Anônimo disse...

Oi Taia! eu adoro essa epoka de natal... vc ta indo bem na R.A mas essa historia de pesar todos os dias nao da certo nao.
temos que pesar a cada 15 dias ou 1 vez ao mes assim diz os especialistas no assunto.tenha uma otima sexta feira bjokas e continue firme........

baxie disse...

subir na balança todos os dias não leva ninguém a lugar algum. A não ser que suba tantar vezes por dia e vire um exercício. hehe

bjos

Bethynha disse...

ohhh amiga..não deixe esse sentimento de Natal esvaziar seu coração não..pelo menos tente passar para seu filhote que o Natal eh maravilhoso...
bjos e bom findi

Aline Ferreti disse...

Oie Taia!

Pra te ser sincera eu não dou bola pra Natal não. Também mantive a tradição para os filhos, mas eles acabaram tendo a mesma opinião agora maiores. Pra eles se resume a presentes e uma reunião familiar, o que de certa forma, já vale a pena! Agora a comilança, é inevitável!

Sobre a balança, essa não será a última vez que tu vai querer jogar tudo pro alto... eu penso nisso toda semana, mas esse sentimento passa e a gente segue adiante. Jacadas sempre vão acontecer e com o tempo tu vai aprender novos modos de encará-las. As vezes é mais difícil porque estamos mais fragilizadas outras vezes tiramos de letra. O importante é não desistir!

Bjka no coração e ótimo finde!

Camila Santiago disse...

nossa queria malhar mais..vc tem msn .. me add.. camilinhatuts@hotmail.com ..bjusssssssss

LEILA DINIZ ADVOGADA INQUIETA (♥clique aqui♥) disse...

. Taia querida, sua mesa deve dar o clima de Natal para aqueles que a cercam e ainda não acordaram para a data, como eu! snif!
. quanto ao seu emagrecimento: estipular metas irreais mina qualquer determinação, desde que se elimine peso, sejam gramas ou kgs, vc estará vencendo, é um processo árduo, diário, até para engordar levamos anos, meses, como podemos querer emagrecer rápido! não existe isso.
. pesar todo dia não a fez desestimular, não culpe a balança, o fato de vc pesar o dia todo sim, está errado, ao longo do dia bebemos água, consumimos alimento... o horário correto é pela manhã, em jejum e se possível depois deo número 1 e DOIS principalmente, depois disso, esqueça que a balança existe.
. obrigada pela opinião na postagem de hoje.
. obrigada pela amizade de sempre.
. beijinhos mil.
. excelente final de semana! o meu será com visitinha de dona M amanhã, mas não posso reclamar, vê-la é sempre sinal de que estou bem e sem neném, que para mim, que não sonho com a maternidade, é algo mais do que importante, risos.
. fique com DEUS.
http://augusta-emagrecendo.blogspot.com/

Lugreen disse...

Oi linda!

Otimo FDS bem magrovilhoso!
E muita disciplina e determinação!
Eeu também amo o Natal!Sem Jesus não seriamos Nada!
Vc está cada vez mais linda!
bjuxx e shalom