Objetivo

quinta-feira, 29 de abril de 2010

A escolha é sua

Reeducação alimentar com a intenção de redução de peso é relamente uma coisa muito difícil de se fazer, pois 10 entre 10 pessoas com problemas de sobrepeso têm uma relação de vício com a comida. Algumas doenças realmente retardam ou dificultam o emagrecimento, mas o motivo principal para a obesidade é, sim, esse comportamento doentio e compulsivo à mesa!
Nós, gordos, estamos sempre tentando nos enganar. Achamos que nem comemos tanto assim para ter engordado, vivemos dizendo que não somos viciados em comida, que paramos de comer quando bem entendermos e emagrecemos quantos quilos desejarmos, "segunda-feira eu começo" é a frase que mais amamos, o único problema é que jamais especificamos qual o mês e o ano dessa tal segunda-feira, ou seja, estamos sempre adiando o processo de emagrecimento simplesmente porque não conseguimos nos desvencilhar da comida.
Sim, somos nós que enfiamos comida em nossa própria boca (os magros costumam dizer isso sempre, para mostrar aos gordos que eles são os únicos respónsáveis por sua gordura e que não emagrecem porque não têm força de vontade), mas será que as pessoas comem em quantidades exageradamente grandes simplesmente porque querem e são felizes assim? Você realmente acha que uma pessoa que pesa 120 kg. e mal consegue amarrar o próprio sapato é assim porque gosta e se sente bem? Isso é uma ilusão sem tamanho! Ninguém consegue se sentir bem tendo todos os olhares voltados a ela quando chega em um ambiente. Ninugém consegue se sentir bem não tendo qualidade de vida. Ninguém pode ser feliz não sendo capaz de dar mais de 30 passos sem se cansar. Então, por favor, parem de achar que o gordo é gordo porque quer! Esse pensamento, além de ser ridículo, é um mero rotulador de pessoas, separa todo mundo em duas classes: os magros, cheios de vitalidade e força de vontade, e os gordos, os preguiçosos e relaxados.
Todos nós somos iguais como pessoas, independente do tipo físico. Conheço gordos com muito mais força de vontade do que muito magro, mas isso não o impede de continuar sendo gordo. E sabe por que? Porque a gordura não está ligada somente à força de vontade ou dedicação! O vício em comida é uma coisa que precisa ser tão analisada quanto qualquer outro vício, pois muitas pessoas não conseguem simplesmente fechar a boca e não pensar na comida. Elas precisam da comida para fugir de situações que não podem suportar. Muitas vezes, elas até precisam do corpo gordo para justificar frustrações que ela não é capaz de encarar de frente. O trauma que a sociedade impõe ao indivíduo fora dos padrões por eles criados muitas vezes é tão grande que a carga emocional é quase insuportável, e ao invés de fazer essas pessoas buscarem ter uma vida mais saudável e feliz, as condicionam aos transtornos alimentares (anorexia, bulimia), ao efeito sanfona, às dietas malucas que jamais dão resultado, enfim, a práticas menos saudáveis ainda do que simplesmente ser gordo.
Não concordo com essa ideia que está sendo difundida por aí de ser magro a qualquer preço. A dignidade e individualidade das pessoas não pode ser colocada em xeque dessa maneira, o corpo não pode ser a única forma de avaliação e julgamento a respeito de uma pessoa. Pessoas gordas também amam, também sofrem, também merecem ser felizes, como qualquer outro ser humano. Pessoas gordas também podem ser boas companhias, podem ser inteligentes, bonitos, educados, agradáveis, sensuais, bons amantes, bons amigos, bons companheiros.
Realmente é você quem escolhe o tipo de alimento que vai levar à boca, mas não se martirize por isso. Cada caso é um caso, procure analisar o seu dentro das suas condições, e busque ajuda de outros especialistas além do endocrinologista para te ajudar. Muitas vezes, um psicólogo é muito mais efetivo do que um endocrinologista na sua dieta, porque o seu distúrbio alimentar pode estar mais associado à sua mente do que ao seu corpo.
Não há problema nenhum em dar umas escorregadas durante sua dieta, faz parte do processo de aprendizado. O mais importante de tudo é a sua força de vontade e disposição para atingir o objetivo desejado, não importando quanto tempo demore.
Qual é a intensidade do seu desejo de emagrecer? Quanto você está disposto a abrir mão para ter um corpo mais esbelto e saudável? Qual sentido a comida tem para você hoje, manutenção de sua sobrevivência ou fuga dos problemas? É necessário pesar tudo isso na balança, junto com seu corpo, porque pode ser que fisicamente você esteja pronto para eliminar peso, mas psicologicamente não.
Escolha, erre, acerte, caia, levante. Só nunca desista. Sonhos podem se tornar reais, basta querermos.

2 comentários:

Paty disse...

Certíssimo e assinado em baixo, mais uma coisa a gente sabe, não será fácil mais dá pra conseguir!!!!!
Vamos lá linda e vai dar tudo certo, um dia de cada vez!!!Obrigada pelo carinho!!!!Beijoca e que filhote mais lindo einh!!Manda beijinho da Tia Paty

Dani disse...

Nossa! Vc tem TODA razão!
Agente fica se enganando... algo tipo "alcolicos anonimos" né? Agente as vezes fica realmente VICIADO em comer... e precisamos tomar providencias...
Não é facil, mas não é impossível... então, vamos
lá!

Adorei seu blog florzinha!

Beijo grande!